Reflexão para domingo, 28 de novembro

Época de Advento

Referente ao perícope de Lucas 21, 25-36

Iniciamos o novo ano cristão com as imagens daquele que é denominado “o pequeno apocalipse”, ou “apocalipse do monte das oliveiras”.
Ele dá o tom, torna-se o lema do novo ano ao passarmos pelo portal que nos conduz a mais um círculo, mais uma ciranda de perícopes.
Ele preenche o ano cristão com algumas mensagens:
“O ocaso exterior pode vir a ser a aurora do âmago da alma” Rudolf Steiner
“Para recebermos a luz do Natal corretamente, temos que passar pelas tribulações do ocaso e ao mesmo tempo buscar nelas um vislumbre do reluzir do futuro”. Hans Werner Schroeder
Ao nos conscientizarmos das próprias palavras do Cristo: “O céu e a Terra passarão, mas não passarão as minhas palavras”, poderemos criar um caminho de exercício ativo no ouvir (ler) as palavras do evangelho. Através delas flui a força vital do Cristo para os nossos corações.
Domingo a domingo deste novo ano poderemos perceber como a leitura do evangelho contém em si a irradiação da realidade espiritual. A cada domingo recebemos um raio de sol e ao final do ano cristão estaremos envoltos (vestidos) do próprio sol. É nessa realidade espiritual que a força de vida pura do Cristo se faz presente.
Depende de nós nos voltarmos para a fonte que emana os raios solares.

Viviane Trunkle