Referente à perícope do Evangelho de João 14, 1-16
Um caminho nos leva a um lugar onde não estamos no momento. Caminhando nele, nós nos movimentamos da nossa posição atual para o lugar que está a nossa frente, no futuro. Estamos nos movimentando em direção ao futuro.
“Eu sou o caminho.” Assim Cristo se denomina, o caminho que leva até o Deus Pai. Que leva até as moradas na casa do Pai.
Como trilhamos esse caminho do Cristo, com o Cristo? Podemos nos preencher com a sua palavra, com ele mesmo, que é a Palavra. Podemos seguir o seu exemplo no nosso dia a dia. Por exemplo, reconhecer, como ele, o ser humano em cada pessoa que encontramos e a criação divina no mundo ao nosso redor.
Assim estamos, pouco a pouco, trilhando um caminho para o futuro. O caminho do Cristo que nos leva ao mundo espiritual, às moradas na casa do Pai. Esse mundo espiritual e essas moradas se realizarão aqui na Terra, como é descrito no Apocalipse de João na imagem da nova Jerusalém. Com o tempo reconheceremos o Cristo como nosso companheiro nessa caminhada rumo ao futuro da humanidade.
Julian Rögge