Reflexão para domingo, 15 de dezembro de 2024

Referente à perícope do Evangelho de Lucas 1, 26-38

Para que algo novo possa nascer na Terra, precisamos de pelo menos duas qualidades. Nós as encontramos nas duas anunciações que ouvimos na Época de Advento.

Após receber a anunciação do nascimento de João Batista, Zacarias fica em silêncio até o menino nascer. No nosso dia a dia, observamos as várias camadas do silêncio. A ausência dos ruídos da civilização nos permite ouvir os sons da natureza. Quando a natureza também silencia, ouvimos o barulho dentro de nossa alma. No momento em que conseguimos silenciar o nosso interior, podemos ouvir o que quer se anunciar em nós.

Maria nos revela a outra qualidade. Ela se entrega totalmente à vontade divina anunciada pelo anjo. Com profunda devoção, ela se abre à grande tarefa que lhe é confiada, colocando sua própria vontade a serviço da vontade divina.

O silêncio interior e a entrega à vontade divina são duas qualidades que precisamos desenvolver ativamente. É um caminho longo. A cada ano, na Época do Advento, recebemos novamente essa tarefa. Através dela, preparamo-nos para o novo que quer nascer.

Julian Rögge