Referente a Lucas 10, 25-37
Jesus Cristo trouxe algo completamente novo para o mundo! Muitos corações humanos puderam e podem perceber isso até hoje! Outros corações mais endurecidos não o percebem!
Quem é tomado por essa nova onda de luz, calor e amor, independente da sua confissão religiosa, traz, pela sua atuação, uma força sanadora para a humanidade e para a Terra. Irradia e promove o bem! Assim, a partir de uma existência transitória terrestre, é possível construir uma existência espiritual, intemporal e eterna. Isso sempre foi a aspiração de todas as grandes civilizações: através da vida espiritual, estabelecer uma ordem na vida terrestre que cria realidades sociais e anímicas indissolúvéis, permanentes. É o que entendemos por justiça e graça, por uma ordem e vida superiores, eternas.
Quem não se deixa tocar por esse novo impulso de vida para revitalizar a falecente existência terrena, toma, automaticamente, uma posição crítica e mesmo destrutiva. É a desconfiança que tenta abafar o bem, a vida e bloquear a luz!
Conhecemos muito essa atitude hoje nas notícias divulgadas por todos os meios, também pela cega tecnologia que esgota cada vez mais os recursos de vida da Terra. As questões urgentes de hoje nunca serão resolvidas apenas por uma tecnologia, por mais avançada que ela seja, por uma inteligência artificial e aprimorada. A dúvida questiona tudo, coloca tudo à prova! A dúvida nunca poderá ser saciada por um esclarecimento, seja ele o mais brilhante possível! A desconfiança se esvanece apenas quando, por um ato livre da vontade, o ser humano se insere no impulso renovador do Cristo, estabelecendo uma ordem social justa, ordenando solidariamente o caótico curso dos destinos humanos, desprovidos da orientação divina primordial.
Toda uma luminosa sabedoria ancestral não poderia levar a um duradouro futuro sem que, com o Cristo, o encandecido coração humano se devotasse a redimir e reerguer a condição humana caída e enfraquecida. Trata-se de atuar, fazer e acontecer! Distribuir as fortalecedoras dádivas de vida do Cristo. Assim, então, crescer na sua confiança, sua luz e amor, na sua vida!
E isso já começou!
Helena Otterspeer