Época de Pentecostes
Referente ao perícope de João 14, 23-31
Quando uma semente cai na terra ela fica invisível na escuridão. Se ela recebe água e calor suficientes observamos o milagre de um broto sair da terra e crescer em direção à luz. Na escuridão da terra a semente se transformou.
Um processo semelhante acontece com a palavra de Deus, quando ela adentra em nosso coração. Ela também fica invisível. Ela crescerá se assumirmos a tarefa, que para a semente, é ofertada pela natureza. A palavra de Deus precisa do calor do nosso coração aberto, da ‘água’ do nosso cuidado constante e do tempo necessário. Ela precisa do nosso amor. Assim ela se transformará em um broto que começará a crescer.
Criamos as condições para a palavra se desenvolver em nós quando cuidamos desse broto com todo nosso amor. Nesse caminho fortaleceremos nossa relação com a Palavra de Deus e com o Cristo de quem a recebemos. Assim iremos, ativamente, ao encontro da promessa do Cristo e do Pai, de fazerem sua morada em nossos corações. Temos a tarefa de cuidar desse broto e de oferecer com amor as condições para ele crescer cada vez mais.
Julian Rögge