Reflexão para o domingo, 8 de agosto

Época de Trindade

Referente ao perícope de Lucas 15

No evangelho de hoje ouvimos sobre o caminho de vida de dois irmãos. O mais novo saiu da casa do pai e esbanjou tudo o que recebeu. Depois de passar necessidades ele consegue fazer uma grande virada em sua vida. Ele volta para o pai com a intenção de servi-lo.
O irmão mais velho sempre obedeceu e serviu o pai. Ele aparentemente nunca saiu de casa e não passou por uma virada tão grande. Ele recebe outra tarefa: a de se alegrar com a volta do irmão. De aceitar o caminho de vida tão diferente e festejar suas conquistas.
Certamente podemos encontrar semelhança dos dois irmãos conosco. Os dois caminhos nos mostram qualidades que são importantes. Reconhecer aonde erramos e mudar o rumo da nossa vida é a primeira delas. Isso nos ajuda no desenvolvimento individual.
A possibilidade de nos alegrarmos com os caminhos e conquistas dos outros é a segunda qualidade. Ela nos ajuda no desenvolvimento social. Ela pode trazer paz para as relações sociais.
Os dois juntos nos facilitam a aprender cada vez mais a servir. Servir ao nosso desenvolvimento, ao dos outros e ao de toda a humanidade. Assim daremos também passos para servir sempre mais ao mundo espiritual.

Julian Rögge