Acompanhando a alma no seu caminho pós-morte.
É muito importante acompanhar os falecidos nos seus caminhos pós-morte. Por um lado porque eles precisam da nossa ajuda nesse caminho. Com nossos pensamentos e sentimentos podemos criar e doar luz e calor para as almas falecidas. Pode ser que elas estejam passando por um trecho de escuridão e frio no seu caminho espiritual. Nossa luz, nosso calor, nosso amor são para as almas falecidas um grande ajuda.
Por outro lado é muito importante acompanhar as almas falecidas, porque nós precisamos da ajuda delas. Quando alguém morre ele perde o seu corpo e a possibilidade de atuar aqui na terra. Mas ele não perde os seus ideais e o desejo de que estes ideais se realizem aqui na terra. Quando nós compartilhamos os mesmos ideais com almas falecidas e procuramos manter um relacionamento com elas, podemos ter a certeza que no dia a dia, no esforço de realizar estes ideais aqui na terra, nós podemos contar com a ajuda destas almas. Sem esta ajuda, somente com nossas forças, não é possível realizar ideais.
Temos uma tarefa enorme de criar uma cultura humana no derredor do falecer, da morte e do caminho da alma no pós-morte. Isto podemos fazer:
- No acompanhamento do doente
- Com a Unção
- No acompanhamento do moribundo
- Na dignidade do trato do cadáver
- No velório
- Com o enterro
- Com a celebração de um Ato de Consagração para o falecido
- Com a cultura de manter na consciência do dia a dia o relacionamento com os nossos falecidos